quinta-feira, agosto 07, 2008

Em "Quinta Cativa"


Terça-feira, 5 de Agosto de 2008

Alfarrobas e Cascabulhos


A noite caiu cálida e serena. A casa do Rui encheu-se de gentes que não se rende. Gente vinda de outro mundo que caminha para outro mundo, enquanto agita este mundo. As noites destas gentes rasgam caminhos sinuosos que traçam riscos de solidão nas vidas incompletas. Nada pode prever os ziguezagues apocalípticos, as longas rectas sem destino. As palavras são cruéis e imprevisíveis, mutilam e abrem brechas nas crostas ideológicas da multidão. Vergastam a pele dos que sentimos mais próximos. As mudanças indispõem os organismos e são a força vital da sobrevivência. A mudança é a vida e predispõe a morte.
Na noite cálida que lavrou o tempo, o cálice ergueu-se pingando o vinho e tilintou nas esperanças da recusa de eternidade. A velhice saiu à rua e gritou aos ouvintes incrédulos a impossibilidade de regressar a casa. À casa dos teus avós. À genealógica euforia do devir. O mar entranhou-se, sem estranhezas, na confusão dos espíritos perplexos e aspergiu gritos de aflição na vizinhança amortalhada: a reacção foi desproporcionada à acção. Gente, que ninguém soube de onde vinha, envolveu-se na contenda do cálice e das palavras. Abafaram-se ideias de lucidez feroz. Louca. Os amigos enervam-se quando nascem profetas fora de prazo. Profetas que conhecem os meandros das consciências estagnadas. Das consciências marcadas pela violação dos direitos adquiridos no super mercado da sabedoria empacotada.
A casa do Rui flutua na noite. Enquanto os argonautas se digladiam na planície repleta de sombras, o anfitrião serve pérolas em cascabulhos roubados à lama escabrosa das almas inquietas.
As calmarias surgem na madrugada quando a conversa se concentra num chão pejado de alfarrobas.

(PS: Não ligar à conversa mole deste vosso criado. As noites-da-casa-do-rui são monumentos rituais celebrados em honra de Baco)
(PS1:Este texto, que saiu de rompante à velha maneira surrealista, é dedicado ao
Adão que tudo filma, compõe e edita e que nunca aparece)

com os devidos agradecimentos ao Vitor Cardeira autor do texto: adão


Telmusica 4 - Telmo O Marroquino