segunda-feira, dezembro 08, 2008

Comentário

Pelo que vejo, leio, anda muita gente que sabe sobre aquilo que escreve e também muitos visitantes neste e outros blogs; é sinal de vitalidade intelectual o que é bom para todos.

Diga-me, só por curiosidade se Carlos Vidal que aqui escreve é o autor do livro “democracia e livre iniciativa”? da Fenda.
-é que comprei este livro há já algum tempo, comecei a lê-lo, e, (em parte por ser professor e desgastar-me profundamente nessa profissão não tanto com o ensinar ou dar aulas em si mas mais com a pressão exercida pela indisciplina, a falta de regras elementares de comportamento por parte da maioria dos alunos em situação de aula e não só) acabei por não o ter lido na totalidade.

Não nos podemos esquecer, quanto penso, de todo o enquadramento deste processo:
quando a escolaridade se tornou obrigatória para todos não havia parque escolar nem professores de carreira em quantidade suficiente para suprir as necessidades. Foram anos de caos em vários planos do sistema. Só a pouco e pouco se veio a consolidar a carreira e o parque, passos fundamentais para dar algum suporte ao sistema do ensino público.
O estatuto as remunerações existentes a qualidade do ensino público de hoje são o fruto desse caldo; diria dessas lutas, histórias de conquistas e derrotas de professores, governos e sociedade.
Penso que para bem do país chegou a altura de se dar um salto qualitativo e é aqui que se põe o cerne da questão. Como superar positivamente este estádio do sistema público de ensino? Para responder a isto a sociedade tem que definir-se naquilo que quer: um sistema de ensino enquadrado por valores e conhecimentos para alem do mercado ou um sistema de conhecimentos e tecnocracia. Mas o caminho faz-se caminhando… e todos somos responsáveis.

Os professores até se arriscam a perder nesta luta mas não são só os professores que perderão, questiono-me se o país também não perderá com isso.

Como tenho já alguma idade vai-me faltando a pachorra para ouvir/ler acusações gratuitas aos professores.

os meus cumprimentos

Comentário publicado no blog CINCO DIAS.NET na posta de Carlos Vidal