domingo, janeiro 06, 2008

Entrevistas no H M C

Sétima Entrevista

Observações: I ) por lapso indiquei oito entrevistas, posteriormente verifiquei serem apenas sete ao todo, uma estava repetida; esta é a última.
II) nesta última entrevista, passando-me o micro, sou eu que faço a entrevista ao entrevistador


Durante três meses de internamento fiz testes de análise psiquiátrica ou psicológica. Para isso era chamado à consulta no hospital na Estrela. O chefe da neurocirurgia que me havia enviado para aí. era, segundo julgo saber, o Dr. Flores. Os testes começaram por ser testes de “memória”, decorar uma sequência de numeras cada vez maior, passaram por testes de “personalidade e carácter“ e acabaram em testes de “ sintomatologia de perturbações mentais”; estes termos não são obviamente termos técnicos! Por fim fui proposto a uma Junta Médica.
Quando cheguei, fiquei para sempre com uma visosensação de um túnel, arcada, corredor? escuro, negro; numa extremidade encontravam-se os propostos à Junta, na outra extremidade lá ao fundo, mal distinguindo-se, via-se uma secretária de madeira muito simples onde se sentavam três figuras acinzentadas.
Para mim, de “básico” para baixo, não havia menor especialidade possível; durante três semanas tinha posto, tirado e lavado pratos em Tavira... iriam mandar-me novamente para o mesmo lugar?
Quando cheguei à presença das três importantes figuras tentei perceber a patente, não sabia se havia de fazer continência se ficar quieto, optei por não fazer nada. Das patentes só vi qualquer coisa a brilhar no ombro e umas coisitas vermelhas lá por cima ou ao lado, não sabendo a que correspondiam, fiquei para sempre com esta dúvida se seria algum general? O que estava no meio perguntou-me: - o que tem , do que sofre? não encontrei resposta outra a não ser: - da cabeça! olhou para mim como se tivesse sido mordido por uma pulga e disse :- pode ir!
Já no pátio à entrada do Hospital todos aguardava-mos o veredicto da Junta.
Passado algum tempo apareceu um militar com uns papeis na mão e começando a chamar por nomes ia dizendo o destino que a cada um tinha sido atribuído. Quando chamou por Adão José Pinto Contreiras anunciou com um sorriso ciumento - está livre, pode ir para casa.
Saí portão fora e esbracejei para um táxi, disse para o taxista: - fiquei livre, leve-me para a Avenida de Roma, já!
– Upa, arranquemos depressa antes que eles se arrependam! exclamou aquele, parecendo tão contente como eu; no fim, chegados, não estive para fazer contas miudinhas, todas as moedas que tinha e que grosso modo iam para alem do custo, deitei para cima da mão do taxista e disse : fique com todas!
Da minha caderneta Militar consta , "está livre do serviço militar por ter tido baixa por incapacidade física".

Das minhas muitas idas à consulta à Estrela lembro sempre com angustia um militar completamente vasado dos olhos agarrado ao braço de outro militar a ser guiado por aquele.